sábado, 12 de março de 2016

Barrar a ofensiva reacionária!


Publicamos abaixo a recente nota de conjuntura da Frente Resistência (original aqui), à qual nosso blog é vinculado, abordando as midiáticas investidas "jurídicas" contra o PT e seus dirigentes, na verdade uma mobilização golpista orquestrada pela direita.

Barrar a ofensiva reacionária!

Nota de conjuntura da Frente Resistência
12 de março de 2016

As movimentações golpistas ganharam novos episódios nos últimos dias, todos travestidos de roupagem “jurídica”, apesar dos abusos e ilegalidades evidentes. Em 04/ 03 o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi sequestrado pela Polícia Federal em sua residência, em São Paulo, sob as ordens do “torquemada” Sergio Moro, condutor da midiática e tucana Operação Lava Jato. A rápida mobilização da militância e a ampla repercussão negativa do ato, próprio de regimes de exceção, impediram que os agentes cumprissem seu intento de conduzir o ex-presidente preso a Curitiba. Em 10/ 03, outro episódio, quando promotores paulistas denunciam Lula por suposta irregularidade no famoso “triplex do Guarujá” (enquanto a mansão dos Marinhos em Paraty passa em brancas nuvens) e, ávidos por holofotes, convocam a imprensa para municiar o Jornal Nacional de todo o besteirol possível.

Esses acontecimentos não são isolados ou aleatórios. Ao contrário, vão ao encontro de interesses evidentes: neutralizar Lula, virtual candidato a presidente em 2018, e acelerar a derrubada golpista do governo Dilma. Assim, com o PT fora do páreo, a oposição de direita pode retomar as rédeas do país em suas mãos, e aplicar, sem intermediários ou mediações, o programa neoliberal em grau máximo. Para exemplificar, isso quer dizer que os ataques aos direitos trabalhistas, que já acontecem nos governos Lula e Dilma, serão realizados em escalas ainda maiores e mais agressivas. As empresas estatais que ainda existem serão liquidadas a preço de banana (como aconteceu nos anos de FHC e PSDB). A pauta conservadora ditará os rumos da política nacional. A repressão aos movimentos sociais e operários recrudescerá. No plano internacional, o Brasil voltará para a órbita de Washington, inviabilizando não apenas os progressistas projetos de integração regional (Mercosul, Unasul) como também os BRICS.

Não podemos permitir que isso ocorra. Somos oposição de esquerda ao governo Dilma, portanto queremos uma saída à esquerda, popular e operária. A derrubada de Dilma pela oposição de direita, ao contrário, significará a vitória das forças mais reacionárias e atrasadas de nossa sociedade. É verdade que o crescimento do campo conservador tem muito da culpa dos governos do próprio PT, que optaram por uma política de conciliação de classes e manietaram os movimentos sociais. Contudo, o alvo da ofensiva reacionária não é apenas o PT, e sim toda a esquerda e a classe trabalhadora. É por isso que combater o golpismo não é “defender o PT”, e sim defender os trabalhadores da brutal ofensiva de direita que se aproxima.

Nós da Frente Resistência, portanto, ao mesmo tempo em que denunciamos as práticas do governo Dilma, temos convocado uma frente única de ação, que envolva partidos, sindicatos, movimentos sociais e militantes independentes, para que possamos barrar o golpismo e as investidas da direita em curso. Apenas a unidade na luta, em todas as trincheiras, impedirá a vitória do campo reacionário.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...