sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Notas de Lênin sobre a dialética de Hegel (1914)


Willian Alves de Almeida
Professor de História e turismólogo,
simpatizante do
Coletivo Espaço Marxista

Breves comentários meus atualizando uma análise que fiz em 2003, pois a dialética dos acontecimentos seja na minha própria vida, seja no contexto da realidade geral, sempre se transforma.

Anotações de Lênin em negrito e itálico. Exceto o P.S., de minha autoria.

01) Objetividade da análise (nem exemplos nem digestões, mas a coisa em si mesma);

Ao analisar um fato concreto, essa análise deve ser objetiva, sem rodeios, para facilitar o entendimento. Isso é fundamental no aspecto político, mas é aplicável em outros aspectos da vida.

02) Todo o conjunto das relações múltiplas desta coisa com outras;

Todo acontecimento interfere em outras questões diversas, então deve se levar em conta aquela frase de “toda ação gera uma reação”. Nenhum acontecimento é isolado, ele sempre se reflete em outros acontecimentos de outra forma.

03) O desenvolvimento desta coisa (ou fenômeno), o seu movimento próprio;

04) As tendências (e aspectos) internamente contraditórias nesta coisa;

Sempre que algo novo acontece, ele sempre vai gerar conflitos, resistências dúvidas, etc. Cabe a nós analisarmos o direcionamento dessas contradições.

05) A coisa (o fenômeno, etc.) como soma e unidade dos contrários;

Mesmo que conflitos de idéias gere contradições, estes irão acrescentar ao fato, como uma construção da ideia, as rejeições apesar de ser uma negação ao fato, o desenvolve também.

06) A luta ou o desenvolvimento destes contrários, a contradição das tendências, etc.;

07) A unidade da análise e da síntese - a análise dos elementos particulares e o conjunto a soma desses elementos;

Síntese é a soma de todas as análises. A essência do pensamento dialético é a equação Tese + Antítese = Síntese, que aflige tanto quem faz TCCs ao concluir o Ensino Superior. Então, o fato concreto ao enfrentar uma oposição, irá se transformar em algo novo, mas sem rejeitar aquilo que o confrontou.

08) As relações de cada coisa, são não só múltiplas mas universais. Qualquer coisa (fenômeno, processo,) está ligada a outra;

A realidade não é um conto de fadas, mas o universo é bem real. Portanto , todo relacionamento, mesmo que a sua interação com seu vizinho ou namorada, ou o que os presidentes das nações do G8 discutem, se relacionam, por mais improvável que pareça.

09) Não só a unidade dos contrários mas também as transições e cada determinação, qualidade, traços, aspectos, propriedade em cada outra.

Cada detalhe, mesmo que mínimo, é fundamental para se entender a realidade. Observar cada aspecto do real, por mais insignificante que seja, transforma o processo dialético.

10) Processo infinito de descoberta de novos aspectos, relações;

Por isso quando se reduz o acesso à educação, ele é extremamente nocivo. É na escola que aprendemos informações novas e muitas vezes diferentes do que nossos pais ou parentes nos ensinam. Enquanto, quando se limita o acesso à educação, ou quando ela é sucateada, não desenvolvemos a dialética de aprender coisas novas.

11) Processo infinito de aprofundamento do conhecimento humano das coisas, fenômenos, processos, que vai do fenômeno à essência e da essência menos profunda à essência mais profunda;

Esse é o que mais se aplica no universo pessoal. A melhor forma de aprender com esse processo, é observar as relações humanas, mais uma vez do micro pro macro, desde do seus entes mais queridos, até os donos do poder, cada situação, a detenção de poder, o estado de espírito, ou fortalecido por um sucesso, ou enfraquecido por uma tragédia pessoal, entender o ser humano é entender a si mesmo e a realidade.

12) Da coexistência à causalidade e de uma forma de conexão e de interdependência a uma outra, mais profunda, mais universal;

O acaso, e as leis que regem à sociedade, estão interligados como já dizemos. Fatos novos, por mais imprevisíveis que estejam,se relacionam e se acrescentam.

13) Repetição na fase superior de certos traços, propriedades; da inferior e da intermediária;

O processo é circular, mesmo que em constante movimento e transformação, todos estão interligados, então repetições de comportamentos acontecem.

14) Aparente retorno ao velho (negação da negação);

Um dos estágios do luto é a negação. Negar a realidade que a pessoa amada se foi. Como dissemos, esse aspecto se aplica universalmente, então a Negação da síntese por mais transformadora e inovadora que seja, irá enfrentar negações, porque é a defesa de uma crença sua que foi transformada. Isso ajuda a entender aspectos do pensamento conservador, e do pensamento religioso fundamentalista.

15) A luta do conteúdo com a forma e inversamente. Rechaçar da forma, refazer do conteúdo; Quando se nega um fato novo, há conflitos. O resultado do conflito, irá refazer a forma e conteúdo do fato, se complementando organicamente.

16) Passagem da quantidade à qualidade e vice-versa.

Quantidade = Quanto mais, melhor Qualidade = Uma coisa boa, mas não necessariamente em grande quantidade. Uma contradição, porém ambas se complementam, então o conflito entre Qualidade e Quantidade é uma síntese dialética, porque ambos sempre se completam, embora sempre estão em conflito.

Resumidamente, pode definir-se a dialética como a doutrina da unidade dos contraditórios. Deste modo, captaremos o núcleo da dialética, mas esta definição exige explicações e desenvolvimento.

Doutrina da Unidade dos Contraditórios, ou seja, as contradições de todos os aspectos da realidade universal e humana se complementam, sendo a Dialética essencial no entendimento do seu funcionamento.

P.S. : Achei importante destacar o que é o pensamento empírico, resumidamente, é a crença de que todos os valores são universais, ou seja, as idéias, costumes, tradições, comportamentos, etc, vem determinados seja pelo estado, ou Deus, ou familiares, e que a realidade é fruto destes valores pré-estabelecidos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...