quinta-feira, 14 de julho de 2016

Escolas ocupadas e a luta pela educação no Rio Grande do Sul


Alexandre Lobo
simpatizante do 
Coletivo Espaço Marxista

O professorado gaúcho tem sofrido sérias derrotas, embora por vezes as transformem - maquiem - em vitórias, como por exemplo não ter desconto dos dias parados nos casos de paralisação, como foi o caso da última greve de quase dois meses terminada há pouco... As mobilizações, mesmo com um congelamento salarial de mais de dois anos e com previsão de mais dois, contenta-se com a manutenção de migalhas.

Esse mesmo professorado que votou contra o petismo de Tarso Genro em nome de um piso, mobiliza-se com a mesma facilidade que desmobiliza-se, adotou a tecnologia do start stop. As greves desmancham-se no ar.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

O Brexit e a extrema-direita europeia


Coletivo Espaço Marxista

A vitória do "Brexit" despertou reações diversas na esquerda mundial. Houve aqueles que elogiaram a medida, como sendo uma reação dos trabalhadores do Reino Unido contra os ditames da União Europeia e a burguesia do continente, com suas negociatas e imposições de mercado, e houve aqueles que deploraram o resultado do plebiscito, como sendo reflexo do ascenso de posições nacionalistas e xenófobas, no que foi sintomático o assassinato da deputada do Partido Trabalhista, Jo Cox, militante pela permanência na União Europeia, por um lunático de direita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...