quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Tarefas e desafios: que venha 2017!


Coletivo Espaço Marxista

O ano de 2016 foi marcado por uma sucessão de derrotas para os trabalhadores brasileiros. A destituição golpista do governo de Dilma Rousseff, além de debilitar as já desmoralizadas instituições democráticas burguesas, colocou no poder uma quadrilha da direita mais reacionária que está implantando com voracidade as contrarreformas neoliberais e desmantelamento o que resta das conquistas sociais da Constituição de 1988. Além disso, o bloco golpista (que engloba não apenas as máfias parlamentares, mas também o grande capital, as oligarquias da mídia e o aparato repressivo do Judiciário/ MPF) deu uma nova orientação às relações internacionais do país, buscando colocar o Brasil debaixo da tutela de Washington e implodir a multipolaridade mundial e a integração da América Latina. Por exemplo, o recente afastamento da Venezuela do Mercosul, arquitetado em conjunto pelos governos direitistas que tomaram a América do Sul -Temer no Brasil, Macri na Argentina- mostra essa nova inclinação reacionária, que, evidentemente, também trará prejuízos para os BRICS e para o desenvolvimento e preservação das empresas e riquezas nacionais.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Os patrões desrespeitam a Justiça para prejudicar os portuários


Coletivo Espaço Marxista

Os trabalhadores portuários de Santos continuam tendo seus direitos trabalhistas desrespeitados pelo patronato. No início de dezembro, a discussão no âmbito da Justiça do Trabalho entre o Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão e o patronal Sindicato dos Operadores Portuários de São Paulo (SOPESP/ Câmara de Contêineres) foi suspenso, em razão de uma liminar concedida pelo STF. Tal liminar, que calhou de ser emitida por Gilmar Mendes, o mais tucano dos ministros da corte, na ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) nº 323, é no sentido de suspender todas as demandas judiciais que tratem da discussão sobre a aplicação ou não de acordos e convenções coletivos trabalhistas após o fim de seu prazo de validade, até que o STF possa decidir definitivamente. Em outras palavras, com essa decisão, se o acordo ou convenção coletiva terminou seu prazo e ainda não renovado, não valerá mais, e sim continuarão a valer as normas anteriores a esse acordo/ convenção.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Os barões da mídia contra os trabalhadores


O informe abaixo é do Sindicato dos Radialistas de São Paulo (link original aqui), e retrata a luta da categoria contra os barões dos grandes grupos midiáticos. Nós do Coletivo Espaço Marxista expressamos nossa solidariedade aos companheiros, e estamos na luta por uma mídia popular a serviço dos trabalhadores.

Representante da Globo no Sindicato Patronal orienta chefias a espalhar boatos na emissora

Ronaldo Werneck

Não é novidade que a TV Globo trava para que não haja um acordo na mesa de negociação com o nosso sindicato. Também não é novidade que a emissora espalha boatos entre os trabalhadores para atingir seus objetivos. Mais recentemente, informações levantadas pelo blog, revelam que o representante da Globo no sindicato patronal, chamou os gerentes da emissora para espalhar boatos entre seus trabalhadores. Dentre as mentiras é a de que o Sindicato dos Radialistas tem tomado posturas que estão prejudicando as negociações para fecharmos nossa convenção coletiva.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...