quarta-feira, 28 de junho de 2017

Solidariedade aos servidores de Curitiba contra os ataques de Greca


Coletivo Espaço Marxista
junho de 2017

Nesta segunda-feira (26) a Câmara Municipal de Curitiba-PR aprovou os principais pontos do pacote de ajuste fiscal do prefeito Rafael Greca (PMN). Tal "pacote das maldades" é uma brutal agressão contra a população curitibana e seus servidores: dentre as medidas, autoriza o saque pela prefeitura de milhões do fundo de aposentadoria (o que pode ter consequências graves para os aposentados no futuro próximo), aumenta de 11% para 14% as contribuições previdenciárias do funcionalismo e adia a data-base do seu reajuste salarial anual de março para outubro. Durante a votação houve protestos e os servidores foram severamente reprimidos pelas forças policiais.

Esse tipo de "ajuste fiscal" enviado pelos Executivos dos estados e municípios e aprovados facilmente pelos seus cúmplices do Legislativo tem se espalhado pelo país, como se vê no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. A justificativa é a velha de sempre: é preciso "equilibrar as contas" etc. e, consequentemente, é preciso "cortar na carne". Isso é uma desculpa esfarrapada. Na verdade, o que está sendo aplicada é a cartilha neoliberal, que prega o desmantelamento do Estado e dos direitos sociais (incluindo aí o setor público e os servidores). Portanto, quando precisam "economizar", os políticos burgueses colocam a conta nas costas da população e dos trabalhadores. Ao invés de reduzirem super-salários, cortarem regalias e mordomias, de pararem de conceder isenções fiscais milionárias ao empresariado amigo, os canalhas tiram o pouco que o povo tem.

O Coletivo Espaço Marxista expressa seu profundo apoio aos trabalhadores e servidores de Curitiba. É preciso combater sem tréguas o governo nefasto de Greca, o reacionário prefeito que tem nojo de pobre. Apenas unida a classe trabalhadora pode fazer frente à ofensiva neoliberal e derrotar os políticos burgueses, rumo à construção de um governo popular dos trabalhadores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...